O que conhecíamos há pouco tempo como “futuro” chegou para ficar. Vivenciando o dia a dia do setor de móveis, eletros e colchões, passando por indústrias e lojas varejistas ao redor do país, é possível ver como o avanço tecnológico está presente no dia a dia do segmento. E não há para onde fugir.
Seja por meio dos móveis inteligentes, colchões com tecnologia diferenciada ou eletrodomésticos conectados, a inovação agora faz parte do chão de fábrica e é necessário se adaptar. Muito além de ofertar produtos tecnológicos, as indústrias e lojas também precisam se preparar para um dia a dia muito mais moderno e conectado em suas empresas.
Móveis inteligentes
Na sua loja, o sofá já vem com porta USB para carregar dispositivos? Existem opções de mesas com carregamento sem fio? E as cadeiras ergonômicas com sensores de postura? Esses são apenas alguns poucos exemplos dos chamados “móveis inteligentes”, que atendem a demanda do consumidor por ambientes cada vez mais funcionais.
Eletrodomésticos conectados
Faz pouco tempo que nossas mães ou avós lavavam as roupas da casa no tanque. Hoje em dia, as máquinas de lavar possuem aplicativos e podem ser remotamente programadas para início e fim no horário que o usuário preferir. No campo dos eletrodomésticos, a Internet das Coisas (IoT) traz inovações como geladeiras com tela sensível ao toque e câmeras internas, fornos inteligentes e automação para diversos aparelhos, que se conectam por um clique.
Colchões e sono de qualidade
Em um dia a dia cada vez mais corrido, o sono de qualidade é assunto sério. As indústrias de colchões estão alinhadas ao oferecer colchões cada vez mais inteligentes, com sensores de sono integrado, ajustes de temperatura e sistemas de massagem. Também já são realidade os travesseiros ajustáveis e aplicativos para monitoramento do sono.
Sustentabilidade em alta
Em 2024, tecnologia e sustentabilidade andam juntos. Ao mesmo tempo em que as inovações tecnológicas surgem dia após dia, a preocupação com o sustentável também é latente, com uso de materiais recicláveis, eficiência energética e investimento em processos de fabricação eco-friendly.