O comércio eletrônico veio para ficar e a tendência de crescimento se reforça a cada ano, mas o e-commerce trouxe o fim das lojas físicas? Dos últimos anos para cá, já conseguimos perceber que não – muito pelo contrário: um pode (e deve) complementar o outro.

De acordo com a pesquisa Opinion Box e Octadesk, que trata das tendências para o e-commerce brasileiro em 2024, 58% dos entrevistados fizeram mais compras pela internet do que em lojas físicas nos últimos seis meses, sendo a praticidade em comprar sem sair de cada e os preços – quase sempre mais baixos – os principais motivos da escolha.

Mas não pense que esse é o fim da loja física: a rapidez para levar para casa e o contato direto com o produto seguem ganhando a preferência de mais de 55% dos entrevistados, pela praticidade de levar na hora e por conseguir ver e tocar no produto.

Afinal, entre loja física e e-commerce, qual a melhor opção? Especialistas apontam que, em grande parte dos negócios, uma deve complementar a outra. A tendência é de um mercado híbrido, onde a integração entre as lojas físicas e o e-commerce seja cada vez mais comum.

A dica é utilizar todas as ferramentas disponíveis a favor do seu negócio, procurando estar sempre atualizado e atento ao que o consumidor deseja. E as feiras são uma excelente oportunidade para essa troca. Não deixe de estar presente nos eventos da Yes!

YES Móvel Show